Quem me visita

Seguidores

domingo, 10 de janeiro de 2010

A Festa do S. Gonçalo

Hoje dia 10 de Janeiro, gostava de falar de uma festa que se realiza aqui em Vila Nova de Gaia.




É a primeira romaria do ano, e há mais de trezentos anos que ela se realiza.
Um grupo de bombos percorre as ruas da parte histórica de Gaia, à frente dois homens (os mordomos) vestidos à moda do século XVII, um leva uma enorme cabeça de S.Cristovão, o outro leva uma imagem de S. Gonçalo.
Há várias lendas, que se referem à origem da cabeça.a mais plausìvel
é a seguinte: Havia um barqueiro que se chamava Cristovão que um dia foi assassinado, tendo sido degolado. Como era era uma pessoa estimada, o povo como protesto começou a andar pela rua com a cabeça do Santo.

Quanto à figura de S. Roque conta-se o seguinte:No século XVII, qualquer barco que aportasse no Porto (cidade) com suspeita de peste a bordo, era tranferido para Gaia (na outra margem do rio Douro), já que que o perigo de contágio era muito menor, porque a população era bem mais pequena. Daí a figura de S Roque que era o padroeiro que protegia contra essa doença.









Com o tempo mais dois gupos foram formados, como eram dissidentes do Grupo original, os Mareantes do Rio Douro, originaram alguma rivalidade por isso têm muitas semelhanças e trocaram as imagens, levando uma cabeça de S. Gonçalo e a imagem de S. Roque.
Bem a história é mais completa mas fica para contar mais tarde.

Sem comentários: